domingo, 27 de junho de 2010

Beija - Flor


Hoje vim aqui falar sobre os cuidados que devemos ter com os potinhos de agua doce que colocamos para nossos beija-flores.

Sei que muitas já devem saber sobre estes cuidados. Mas como tive um alerta de uma querida amiga eu vim aqui explicar mais para quem ainda não sabe ter estes mesmos cuidados.





Esta foto acima igual a do beija-flor visitante de meu jardim que me inspirou na criação do BDS- Bloco 8 desta semana.
Emprestei do site do wikipédia.

Aqui no Wikipédia tem uma reportagem muito interessante sobre meu passarinho favorito. Depois dos meus biquinhos tortinhos (periquitos, agapornes,maitaca,papagaios,araras..etc..)

Recebi estes texto da Nilda do grupo Agulhinhas e repasso para voces.
Leiam com atenção.

SEGREDOS DA GARRAFINHA

O preparo da água com açúcar exige alguns cuidados. Organizações americanas preservacionistas orientam ferver a água para esterilizá-la. A veterinária especializada em aves, Stella Maris Benez, alerta: "O cloro da água de torneiras é prejudicial, pois pode provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos)". Quanto ao açúcar, Bicudo sugere o do tipo cristal. "É interessante por ser menos industrializado." A mistura deve ser preparada diariamente (se posta na geladeira, deve ser usada no mesmo dia). Pode ser enriquecida com um suplemento alimentar com proteínas, vitaminas e sais minerais. Stella sugere o Aminosol, vendido em farmácias veterinárias (2 a 3 gotas pingadas na mistura, por garrafinha de 100ml). "O Gevral, vendido em farmácias também pode ser usado", diz Herculano. Nada disso, porém, supre as necessidades do beija-flor. "Sem flores, poderá sobreviver apenas alguns meses."
A fermentação da água com açúcar causa fungos (invisíveis a olho nu) que matam o beija-flor. Provocam infecção bucal e asfixia por inchaço da língua. Mel ou groselha não devem ser adicionados à mistura. Fermentam com maior rapidez. Deixe a garrafinha em local fresco, à sombra, para não acelerar a fermentação com o calor. Diariamente, jogue fora a sobra da mistura, enxágüe bem as garrafinhas e reabasteça-as. Para eliminar a formação de fungos nos recipientes, higienize-os duas vezes por semana. Limpe-os bem e mergulhe-os em água com água sanitária (uma parte de Cândida para 15 de água), por 30 minutos. A seguir, enxágüe bem para eliminar resíduos.
Coloque as garrafinhas a um metro de distância uma da outra. Água com açúcar atrai além de beija-flores, aves como Cambacicas, Saíras e Sanhaços. Caso apareçam, ponha um poleiro perto do bebedouro para facilitar a vida delas (não têm as mesmas habilidades do beija-flor). Há também as visitas indesejáveis de formigas, abelhas e moscas. O avanço maciço de arapuás (abelhas pretas que não picam, mas entram nos cabelos e na roupa) chega a afastar os beija-flores. Nesse caso, pode-se tirar as garrafinhas e colocá-las apenas dois dias por semana para tentar fazê-las encontrar outras fontes de alimento. Se não der certo, só restará queimar a colméia. Formigas dificultam o acesso do beija-flor ao bebedouro. Podem ser mantidas longe untando o barbante ao qual está pendurado com azeite ou graxa à base de petróleo. Garrafinhas com pratinho na base evitam que a água açucarada respingue no chão e crie um novo ponto de atração de insetos.

Aqui a receitinha que faço e meus cuidados com meus potinhos.

Eu faço a receitinha que aprendi no Globo Rural já faz um tempo.

1 litro de agua filtrada p/ 1 colher de sopa(rasa) de açucar cristal.
E troco e lavo diariamente com agua abundante para retirar todo o sabão e uso escova de dente.
Nunca deixo o restante da agua doce em geladeira para usar no outro dia. Se sobrar para voce joga fora.
De 2 em 2 meses eu troco meu potinhos. Compro novos potinhos coloridos...rs

Eles são sempre colocados a sombra e tenho em todos um galhinho de árvore para eles descansarem e se refrescarem.

Como aqui nesta casa posso ter 4 garrafinhas espalhadas na varanda a receitinha dá certinho. Pois em cada potinho cabe 1 copo.
Resumindo para cada garrafinha 1 colher de chá(rasa) de açucar cristal.

Espero ter compartilhado com responsabilidade minha inspiração e os cuidados que devemos ter com eles e assim para sempre recebermos sua visita em nossa casa.

bjus








2 comentários:

Nilda disse...

Um bjão prá vc pelos cuidados com os nossos amiguinhos tão lindos.

Sunbonnet Sue disse...

Obrigada Nildinha pelo alerta nas informações sobre os cuidados. bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...