quinta-feira, 19 de março de 2009

URSO-DE-ÓCULOS


Queridas
No último domingo eu assisti uma reportagem na Rede Minas sobre a nossa floresta tropical - Amazonia e seus habitantes na terra, no ar e nas aguas. Nós temos uma riqueza de fauna e flora indescritivel e precisamos tomar consciencia disso e evitar que danos maiores consumam todos os seres vivos que temos lá. Foi realmente uma reportagem muito interessante e aprendi mais um pouco. Ainda bem. Pois é, sou brasileira e não conheço tudo sobre nosso pais. Fiquei surpresa quando filmaram o urso-de-oculos. Sério mesmo que eu não sabia que tinhamos ursos no Brasil. Como disse para meu grupo se eu aprendi na escola quando criança ...eu simplesmente esqueci. Eu fiquei tão interessada neste assunto que comecei minha pesquisa para saber mais sobre nosso ursinho.



E ele já me cativou pelo nome tão simpatico - URSO-DE-ÓCULOS. Ele é marrom ou preto e tem umas manchas beige no rosto contornando a pelagem preta ao redor dos olhos.Parece mesmo um óculos..rs




Veja os filhotinhos que gracinha. Dá vontade de ter um...rs







Eu sempre apreciei quilts americanos com ursos, cabanas, blocos pata de urso ( Bear's Paw block) e não via sentido nenhum em fazer um quilt para mim assim. Mas agora não fiquei realmente empolgada e quem sabe esta reportagem servirá de inspiração para voces também. Espero que sim.
Então agora nós podemos também fazer nossos projetos em Patcwork usando nosso ursinho.
Vamos a pesquisa então.




****** PESQUISA******




O urso-de-óculos, urso-andino ou ainda urso-de-lunetas (Tremarctos ornatus) é o único urso característico da América do Sul e é considerado como uma espécie vulnerável, a mais vulnerável de todos os ursídeos, com exceção ao seu primo mais próximo, o panda gigante da República Popular da China. A pelagem do urso-de-óculos é negra e apresenta uma faixa de cor creme no focinho, pescoço e peito. A maior parte da dieta do urso-de-óculos, como a de todos os ursos, é vegetariana, consistindo principalmente de frutos da época e de bromélias, as quais abundam nas árvores da florestas andinas, mas também cactos, brotos de bambu, milho, raízes, insetos, pequenos mamíferos e até mesmo carcaças de animais mortos (carniça). Os machos podem chegar a pesar cerca de 120 kg de peso enquanto que as fêmeas, bem menores, chegam a pesar 60 kg.
A gestação dura de 6 a 7 meses, nascendo no máximo 3 filhotes. Após o terceiro mês começam a caminhar e aos 6 acompanham a mãe nas suas deslocações. O urso-de-óculos presta cuidados parentais até ao primeiro ano das crias. São animais muito ágeis e excelentes trepadores de árvores. Como todos os ursídeos o urso-de-óculos possui um nariz extremamente aguçado, não existindo embalagens suficientemente capazes de esconder a existência de alimentos em sua presença, mesmo a longa distância, em seu habitat natural. A única maneira de evitar ser detectado pelo apurado sistema olfativo deste animal é tomando-se vantagem da direção do vento.
O urso-de-óculos é um animal solitário, com hábitos noturnos e crepusculares, que vive nas copas das árvores e que não hiberna. Esta espécie tem um comportamento extremamente dócil para com o Homem, excepto no caso de fêmeas que consideram as suas crias ameaçadas. Nestas condições já se registraram alguns acidentes graves.
Sabe-se muito pouco sobre a vida e hábitos do urso-andino até o presente momento (2006), especialmente se forem levados em conta o grande número de empreendimentos científicos dedicados ao estudo de outras espécies ursinas.
FONTE DE CONSULTA -
WIKIPÉDIA
Fiz uma pesquisa no Google e se quiserem ver mais imagens de nosso urso-de-oculos
clique aqui.
Mais um
link com reportagem do biólogo Rogerio Sario.
Patchwork também é cultura.
Vamos defender e proteger nossos animais. Principalmente os ursos-de-óculos estão quase em extinção. Ainda bem que já temos pessoas envolvidas na reprodução em cativeiro e assim salva - lo para gerações futuras.
Espero que tenham gostado da mimha publicação de hoje.
bjus











Um comentário:

Guute disse...

Finally I get on your blog. It's just beautiful. I will return now and then. Thanks for putting my logo on your blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...